11 de mar de 2013

Dia Internacional da Mulher


O dia internacional das mulheres é um marco histórico importantíssimo no contexto histórico mundial. A ideia de celebrar um dia da mulher tem origem nas lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York. Operárias teriam ocupado a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com total violência. As mulheres trancadas dentro da fábrica que teria sido incendiada e num ato totalmente desumano 130 tecelãs teriam morrido carbonizadas.

Muitas manifestações e movimentos feministas aconteceram e em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas.

Compreender um fato histórico não é nada fácil, a nossa proposta foi trazer a tona o motivo pelo qual existe a comemoração do dia internacional da mulher e concomitantemente homenagear as mulheres da nossa escola. Além do apoio da nossa equipe pudemos contar com o apoio do cantor MARCELLO VOX - que trouxe uma bela canção às mulheres - e com a ajuda do comércio local que ofereceu brindes. Foram eles: FLORA HARAKI, PIZZARIA MARMEI e ao cabeleireiro LENON RAPOSO. Nosso muito obrigado ao apoio as nossas ações educacionais.

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” John Dewey

*Fonte de pesquisa sobre o dia internacional da mulher - Revista Nova Escola com publicação digital no endereço: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/8-marco-dia-internacional-mulher-genero-feminismo-537057.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vind@

Bem vind@

AGENDA ESCOLAR

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *