24 de ago de 2013

3º Encontro Regional de Capoeira


Nos dias 17 e 18 (sábado e domingo) a Escola Estadual Professor Veiga Júnior sediou o 3º Encontro Regional de Capoeira do Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bom Fim de Iguape sob coordenação do professor de capoeira Caio.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos , é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.

A Capoeira é definitivamente uma Expressão Cultural genuinamente brasileira.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Iguape, a qual estava representada pelo prefeito municipal o Dr Tony Ribeiro, o Departamento de Cultura, Esportes, Turismo e Eventos, o Instituto Chico Mendes de Conservação a Biodiversidade e a Escola Estadual "Prof. Veiga Júnior".

Participaram as cidades: Iguape (cidade Anfitriã), Pariquera-Açu, Registro, Cajati, Jacupiranga e Eldorado.

Para este evento foram convidadas e também participaram as cidades: São PAulo/SP, Fazenda do Rio Grande/PR, Jundiaí/SP, Passos/MG, Pitangueiras/SP, Sete Barras/SP, e Miracatu/SP.

O evento contou com a presença do presidente do Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bom Fim - Grã Mestre Reginaldo Santana (Passos/MG), com a supervisão do Mestre Marcão (São PAulo/SP), também outros mestres e convidados representantes do grupo: Mestre Kauê (Jundiaí), Mestre Joan (Pariquera), Mestre Giba (Registro), Contra Mestre Gilsinho (Registro), Professor Zalber (Cananéia), Professor Antony (Pariquera), Professor Tico (registro), Instrutor Tyson (Eldorado), Instrutor Nanico (Jacupiranga) e o organizador do evento o instrutor Caio (Iguape).

No evento foram formados 218 alunos de capoeira do Vale do Ribeira.

Palavras do Instrutor Caio (Iguape):
"O Grupo de Capoeira Iguapense - BONFIM CAPOEIRA - agradece de forma harmoniosa a confiança que toda a Equipe da Escola Estadual Professor Veiga Júnior depositou nesse projeto. Em especial ao funcionário Vicente Corrêa que nos recebeu e nos deu todo suporte necessário, ao professor coordenador Paulo Henrique Zioli que representou a Equipe Gestora da Escola no Evento e a Diretora, a professora Rosa Laura que confiou mais uma vez em nosso trabalho. Aproveito para mostrar o nosso reconhecimento do valor que essa unidade escolar representa para o nosso município, formando cidadãos e os futuros profissionais. Mais uma vez obrigado por toda a estrutura cedida para a realização do evento. Agradeço em meu nome e em nome de todos os nossos alunos. Obrigado pelo apoio”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vind@

Bem vind@

AGENDA ESCOLAR

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *