O CIEBP Conta com sete espaços distintos, onde são realizados formações e atividades, ancoradas nas mais diversas metodologias ativas, que vão desde a idealização de projetos utilizando Design Thinking, passando por atividades de Programação, Educomunicação e “mão na massa”, até a prototipação, são eles:
Hub de Inovação; Programação Descomplicada; Estúdio; Cultura Maker; Cultura Digital; Robótica e Modelagem; Prototipação e Fabricação Digital.
As trilhas têm duração de duas horas, com até 30 alunos por espaço.
Para estudantes da Rede de Ensino Estadual Paulista experimentarem e criarem possibilidades dentro do trabalho que já desenvolvem.
Para profissionais da Rede de Ensino Estadual Paulista vivenciarem novas tecnologias, meios para inovar e metodologias ativas.
Para estudantes e professores receberem formações e treinamentos desenhados de acordo com as suas necessidades.
Hub de Inovação
Espaço para EdTechs, educadores, estudantes e empreendedores desenvolverem, validarem e colocarem em prática ideias inovadoras e, assim, contribuírem para a transformação da Educação Pública de São Paulo. SEGMENTOS: EDUCAÇÃO FINANCEIRA, CRIAÇÃO DE PROJETOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE, MUNDO DO TRABALHO.
Eficiência Energética
Missão Algoritmo
Vamos Poupar? Ed. Financeira
Profissões do futuro
IA - Engenharia de Prompt e Chat Gpt
5´s da Sustentabilidade
Cyberbullying
Gameficação - Input e Output
Como criar seu projeto
Noções de Empreendedorismo
Conexão Câmbio
Programação Descomplicada
Espaço de imaginação, criatividade e raciocínio lógico para desenvolver atividades plugadas e desplugadas, de maneira lúdica e criativa, a fim de todos compreenderem o pensamento computacional. SEGMENTOS: PENSAMENTO COMPUTACIONAL, START LAB, ALURA START, JAVASCRIPT, PHYTON, CSS E HTML.
Amazônia em Chamas
Futebol IOT
Projeto de Vida
Pixealizando com pixel art
Cultura Maker
O ambiente tem como foco a Cultura Maker, que contempla o fazer, o construir, o experimentar e o criar, utilizando sucata e componentes eletrônicos no desenvolvimento de robôs e protótipos, bem como a programação. SEGMENTOS: TRABALHOS MANUAIS, RECICLAGEM, CONFECÇÃO DE MAQUETES, PROTÓTIPOS COM MATERIAIS SIMPLES E PROJETOS COM CIRCUITOS SIMPLES.
Cultura Digital - Estúdio
Espaço para o desenvolvimento de atividades alinhadas à Educomunicação, produções audiovisuais e pensamento computacional, por meio do uso da tecnologia, propiciando a todos o aprofundamento nos diversos modos de fazer, criar, inovar e distribuir significados típicos da cultura digital, atrelados ao uso consciente, ético e crítico em suas diversas aplicações no mundo digital. Assim, estimular a criatividade. SEGMENTOS: PODCASTS, NARRATIVAS DIGITAIS, CANVA, EDIÇÃO DE VÍDEOS, PLATAFORMAS GOOGLE, PLATAFORMAS DIGITAIS.
StoryboardThat
Escola Games
Língua Portuguesa e Podcast
Animaker
Kahoot
Stop Motion
MIT APP Inventor
Prototipagem e Fabricação Digital
Espaço para a modelagem e produção de protótipos, com o apoio de equipamentos computadorizados, tais como impressora 3D e mesa de corte a laser. SEGMENTOS: TINKER CAD, INKSCAPE.
Explorando o mapa brasileiro
Reciclaê
Steve - Construindo o seu boneco
Planner
Robótica e Modelagem
O Espaço tem como objetivo tornar acessível, a estudantes e professores, a criação de protótipos e projetos eletromecânicos utilizando Arduino e materiais estruturados ou não estruturados, com programação em blocos e linguagem C++. No intuito de garantir inovação no processo de aprendizagem, também é explorada a criação de modelos funcionais em simuladores (on/offline). Isso permite interagir de forma controlada e segura com os componentes eletrônicos, com base nos quatro pilares do pensamento computacional. SEGMENTOS: MICROBIT, ARDUÍNO, PLATAFORMA MAKECODE, TINKERCAD.
Robô Carrinho (controlado por radiofrequência)
Robô sentimental
Robô regulamentador de emoções
Neopixel
Braço Robótico
Sensor de Temperatura
Óculos Detector de Obstáculos e Bengala Automatizada
Entre em contato pelo e-mail ciebp.miracatu@educacao.sp.gov.br
WhatsApp (13) 99192-3861